sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

DL 176/ 2014- Introdução do Inglês no 3.º ano


Dl 176: 2014 from infor PROF


Há a destacar a redução das horas de AEC's e o aumento da carga letiva a cumprir pelos alunos nos 3.º e 4.º anos de escolaridade






Habilitações: 


"Ensino de Inglês no 1.º ciclo

As habilitações para o grupo de recrutamento de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico são as que conferem qualificação profissional para lecionar Inglês do 1.º ciclo."


"Habilitação profissional para o ensino de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico

1 — Têm habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120 aqueles que tenham adquirido o grau de mestre em ensino de Inglês e de outra língua estrangeira no ensino básico previsto na referência 7 do anexo ao Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, e que, no âmbito do ciclo de estudos de mestrado, tenham realizado a prática de ensino supervisionada de Inglês no 1.º ciclo do ensino básico.

2 — Têm habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120 os titulares do grau de licenciado do curso de Professores do Ensino Básico, variante de Português e Inglês, organizados ao abrigo da Portaria n.º 352/86, de 8 de julho, alterada pelas Portarias n.os 442 -C/86, de 14 de agosto, 451/88, de 8 de julho, e 800/94, de 9 de setembro, desde que estejam ou tenham estado vinculados ao 1.º ciclo (grupo 110)."





10 comentários:

  1. Será que um professor de Ensino Básico, variante de Português e Inglês com tempo de serviço apenas em AEC's pode candidatar-se a esse grupo de recrutamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja por favor o seguinte artigo: http://inforprofs.blogspot.pt/2014/12/portaria-n-260-2014-qualificacao.html

      Eliminar
    2. E um professor com o diploma de Proficiency in English fica em que situação e o que tem que fazer para poder ter as qualificações para lecionar?

      Eliminar
  2. Sou professor há 20 anos em colégio particular e aecs a leccionar Inglês do 1º Ciclo com habilitação própria Diploma Proficiency in English. Como fica a minha situação? O que devo fazer para ter habilitação profissional para ensino de inglês no 1º ciclo de ensino básico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exigida a qualificação profissional: de acordo com a Alteração ao Decreto-Lei n.o 27/2006, de 10 de fevereiro no Artigo 5.º-A : "Ensino de Inglês no 1.o ciclo
      As habilitações para o grupo de recrutamento de Inglês do 1.º ciclo do ensino básico são as que conferem qua- lificação profissional para lecionar Inglês do 1.º ciclo."

      Eliminar
    2. Assim: "Aquisição de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 120
      1 — Os titulares do grau de mestre referido no artigo anterior que não tenham realizado a prática de ensino su- pervisionada de Inglês no 1.o ciclo, assim como aqueles que tenham obtido qualificação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110, 220 e 330 que já detenham, ou venham a obter, após a entrada em vigor do presente decreto- -lei, formação certificada no domínio do ensino de Inglês no 1.o ciclo do ensino básico, podem adquirir qualificação profissional para a docência no grupo 120.
      2 — Para efeitos do disposto no número anterior, o membro do Governo responsável pela área da educação define, por portaria, os complementos de formação e o respetivo procedimento de certificação dos docentes, ou- vidas as organizações representativas das instituições de ensino superior.
      3 — Quando a qualificação profissional tenha sido ad- quirida nos termos do n.o 1, a classificação profissional para o grupo de recrutamento 120 corresponde à classifi- cação que o docente detém no grupo de recrutamento 110, 220 ou 330."

      Eliminar
  3. Um professor do Ensino Básico variante português e Inglês com 2999 dias de serviço prestados no 1º ciclo poderá candidatr-se a este novo grupo de recrutamento sem formação adicional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja por favor o seguinte artigo: http://inforprofs.blogspot.pt/2015/01/nota-informativa-grupo-120-ingles-de-1.html .

      Eliminar
  4. Sou licenciada em Inglês e Português no grupo 330 mas sem estágio curricular. Há cerca de 8 anos que lecciono nas AECs e estou a fazer o curso CiPELT do British Council. Tenho alguma hipótese de me candidatar, mesmo não tendo a profissionalização? Se sim, como o poderei fazer? Obrigada pela ajuda! Sinto-me um pouco perdida!

    ResponderEliminar
  5. É exigida a qualificação profissional, tal como se refere acima, na legislação e na nota informativa: http://inforprofs.blogspot.pt/2015/03/ingles-de-1-ciclo-esclarecimentos.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.